Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de junho de 2008

O que a "Teoria" da Criação explica?

O que a Teoria da Criação explica como?Quais são suas leis?Quais foram os processos físicos responsáveis por fenômenos tão espetaculares?Quais são os mecanismos que explicam a biodiversidade como ela é?


Onde está a Teoria da Criação?
Uma Teoria,é basicamente um conjunto de formulações e hipóteses que sejam capaz de explicar um certo campo de fenômenos.Ela não pode ter contradiçes internas,deve ser passível de refutuação,se referindo a fatos concretos que possam ser verificados.


Para responder estar perguntas sabemos que:

1. A Bíblia não é um texto científico. Como sabemos, ela é fruto de várias culturas, em épocas diferentes, com pensamentos diferentes e com objetivos diferentes. Um mosaico de textos que hoje são interpretados apenas no sentido religioso mas sem o critério histórico / social necessário.

2. Na interpretação literal qualquer mudança de vírgulas pode-se mudar o sentido do texto. E durante as traduções entre línguas, como as que foram muito usadas nas transposições dos textos entre as culturas envolvidas, isso é muito freqüente, o que torna essa prática bastante suscetível à erros.

3. Na interpretação literal leva-se em conta mais a forma que o conteúdo, ficando mais no superficial e no emocional e não dando sentido científico algum às suas afirmações.
Usando a interpretação literal e dogmas o criacionismo se afasta e se ilude com a ciência.

Sendo assim temos a primeira certeza: CRIACIONISMO NÃO É E NUNCA SERÁ CIÊNCIA. Não tem competência para isso.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger