Powered By Blogger

terça-feira, 17 de junho de 2008

O que é a Teoria da Evolução?E o que ela defende?

Evolução não é doutrina, Evolução não é religião, Evolução é ciência. Evolução não precisaria trazer nada de "positivo" ou "modo de pensar" novo por definição. Evolução é o conhecimento de como as espécies evoluíram, é como montar a arvore genealógica da sua família.

Uma Teoria, é basicamente um conjunto de formulações e hipóteses que sejam capaz de explicar certo campo de fenômenos. Ela não pode ter contradições internas, deve ser passível de refutação, se referindo aos fatos concretos que possam ser verificados.

A Teoria da Evolução explica todas as etapas da evolução da vida, desde logo após seu surgimento até o Homo Sapiens, apresenta postulados para todos os estágios, estabelece várias Leis como Seleção Natural, Adaptação, Especialização e etc. Ela explica como funcionam as mutações genéticas e como elas poderiam afetar na produção de novas espécies.

A Teoria da Evolução não apenas explica o desenvolvimento da vida, mas é peça chave na Biologia, na verdade toda a Biologia só passou a existir como Ciência plena após a Teoria da Evolução. É ela quem define a categorização das espécies em Reinos e Filos, que organiza a catalogação de todos os organismos vivos. Ela se comunica diretamente com a Geologia, a Paleontologia, a Química e Genética. O estudo do ADN a confirma sonoramente em todos os seus aspectos.

A Teoria da Evolução explica por que certas espécies desapareceram, e como outras surgiram, e qual a ligação entre elas. Explica o porquê das espécies serem distintas de acordo com a distribuição geográfica, justifica porque as mais complexas são as mais recentes, explica os orgãos vestigiais, a similaridade com o ambiente, a dinâmica das populações e as relações entre espécies.

A Teoria da Evolução é um corpo coeso e definido no ramo das Ciências, as divergências dos cientistas se dão em aspectos específicos de seus mecanismos, ou seja, ocorrem nos detalhes.








Um comentário:

Anônimo disse...

bom meu caro, nao chequei a ler afundo suas arqueticas opinioes, mas tenho certaz que sao bem elaboradas.

Powered By Blogger