Powered By Blogger

terça-feira, 17 de junho de 2008

O que é a Teoria da Evolução?E o que ela defende?

Evolução não é doutrina, Evolução não é religião, Evolução é ciência. Evolução não precisaria trazer nada de "positivo" ou "modo de pensar" novo por definição. Evolução é o conhecimento de como as espécies evoluíram, é como montar a arvore genealógica da sua família.

Uma Teoria, é basicamente um conjunto de formulações e hipóteses que sejam capaz de explicar certo campo de fenômenos. Ela não pode ter contradições internas, deve ser passível de refutação, se referindo aos fatos concretos que possam ser verificados.

A Teoria da Evolução explica todas as etapas da evolução da vida, desde logo após seu surgimento até o Homo Sapiens, apresenta postulados para todos os estágios, estabelece várias Leis como Seleção Natural, Adaptação, Especialização e etc. Ela explica como funcionam as mutações genéticas e como elas poderiam afetar na produção de novas espécies.

A Teoria da Evolução não apenas explica o desenvolvimento da vida, mas é peça chave na Biologia, na verdade toda a Biologia só passou a existir como Ciência plena após a Teoria da Evolução. É ela quem define a categorização das espécies em Reinos e Filos, que organiza a catalogação de todos os organismos vivos. Ela se comunica diretamente com a Geologia, a Paleontologia, a Química e Genética. O estudo do ADN a confirma sonoramente em todos os seus aspectos.

A Teoria da Evolução explica por que certas espécies desapareceram, e como outras surgiram, e qual a ligação entre elas. Explica o porquê das espécies serem distintas de acordo com a distribuição geográfica, justifica porque as mais complexas são as mais recentes, explica os orgãos vestigiais, a similaridade com o ambiente, a dinâmica das populações e as relações entre espécies.

A Teoria da Evolução é um corpo coeso e definido no ramo das Ciências, as divergências dos cientistas se dão em aspectos específicos de seus mecanismos, ou seja, ocorrem nos detalhes.








sexta-feira, 13 de junho de 2008

Como começou a vida na Terra?

Introdução

A vida na terra começou com a evolução da célula, a partir da qual se desenvolveram os organismos mais simples. Estes deram origem aos organismos mais complexos. Todos os novos genes e novas informações surgiram por mutação e recombinação. As mutações ocorrem ao acaso. A maioria delas são deletérias e diminuirão a adaptação dos organismos ao meio ambiente. Novas combinações do material genético são formadas através da recombinação de genes que ocorre na meiose, durante a reprodução sexuada. A seleção natural elimina as mutações deletérias e preserva as combinações disponíveis que estão melhor adaptadas ao ambiente.

A mutação e seleção natural constituem-se nos principais fatores evolutivos. Mas será que elas somente seriam capazes de, a partir de organismos unicelulares, originar toda a grande variedade de seres vivos que temos hoje?

MECANISMOS EVOLUTIVOS

Existem quatro explicações normalmente oferecidas para a variação observada dentro de uma espécie e entre espécies diferentes: influências ambientais, mutação, recombinação e seleção natural.

Influências ambientais

Respostas a diferentes fatores ambientais podem produzir diferenças entre indivíduos, mas isso não ocorre devido a novos genes, mas sim devido à expressão de genes que já estavam presentes. Por exemplo, os abetos Englemann existentes nas Montanhas Rochosas atingem 25 metros na altitude de 2700 metros, mas apresentam formas anãs grotescas na altitude de 3000 a 3300 metros. A variação ambiental não afeta a linhagem, isto é, se as sementes forem plantadas em outro ambiente, as plantas se desenvolverão de acordo com o novo ambiente, e não com o velho.

Mutação

A mutação pode ser definida como um evento que dá origem a alterações qualitativas ou quantitativas no material genético. Podem ser de dois tipos:

-Mutação gênica ou mutação de ponto

São alterações muito pequenas que não afetam os cromossomos de maneira visível, pois envolvem alterações num número reduzido de nucleotídeos da molécula de DNA. Podem ser substituições de bases ou adições ou deleções de nucleotídeos na molécula de DNA.

-Mutação cromossômica ou aberração cromossômica

São mutações que alteram de maneira visível ao microscópio, seja o número, seja a estrutura dos cromossomos.




Seleção natural

A mudança começa com o material genético fornecido por mutações casuais e recombinação. A seleção natural é o processo chave que age sobre a casualidade da mutação e seleciona as características apropriadas para melhorar a adaptação dos organismos. A maioria das mutações é deletéria, mas a seleção natural é efetiva em eliminar as mutações mais destrutivas e preservar as benéficas. Consequentemente o efeito resultante é para cima, melhorando a adaptação ao ambiente, e consequentemente levando à produção de novos genes, novas adaptações e mesmo novos sistemas de órgãos.

CONCLUSÃO

Mutação e seleção natural são fatores que podem gerar diversidade em populações naturais,levando provavelmente,aliadas a outros fatores,à formação de novas raças e espécies,ou seja,mudança genética limitada.Mutação e seleção natural podem modificar informações.Portanto,esses fatores nunca poderiam levar a um aumento de complexidade,indispensável para a Teoria da Evolução.E não existe nenhum mecanismo genético plausível que possa levar a este aumento de complexidade.

O Homem não veio do macaco

Só vou esclarecer uma coisa que muita gente não sabe:
O HOMEM NÃO VEIO DO MACACO
O homem e o macaco apenas tem seu ancestral comum que é o primata primitivo.

O homem e o macaco apenas tem suas características em comum que é:
1-Anatomia comparada-A mão com os dedos(os macacos tem uma mão semelhante a nossa, mas não tem polegar).
2-A embriologia-o desenvolvimento do embrião humano é semelhante ao do macaco,praticamente a única diferença é a presença da cauda.
3-Bioquímica comparada-exemplo o DNA.
4-Estudo dos fósseis-apesar de nunca ter sido encontrado o ancestral comum entre o homem e o macaco,os ancestrais("exclusivos")do homem são muito semelhante ao do macaco.

Os macacos existem porque eles são resultado de uma das evoluções do seu ancestral comum com o homem.










quinta-feira, 12 de junho de 2008

As perguntas que não querem calar

1-COMO OS ANIMAIS ESPECÍFICOS DE CADA REGIÃO FORAM CHEGAR ATÉ LÁ?
Como trouxeram essas e mais outras milhares de espécies animais exclusivas do Brasil? Por que nenhuma ficou pelo caminho, nem nenhuma ossada, nem memória nos povos que testemunharam sua passagem, ou que ficaram pelo caminho desde a Ásia até a América Central? Por que não há nenhum registro fóssil, histórico ou mesmo Bíblico de todas as milhões de espécies animais que pelo menos hoje, não mais existem no Velho Mundo? Como Noé as buscou nas diversas partes do mundo para levá-las para a Arca? Se existiam todas no Velho Mundo, como poderiam conviver com os animais de climas gelados e os de climas desérticos?

Se todas as espécies animais de todo o mundo de hoje existiam juntas no Velho Mundo, e se não houve evolução, então elas eram exatamente como agora. Sendo assim o Velho Mundo teria uma enorme variabilidade de climas, com desertos, florestas tropicais, ambientes gelados, pântanos, cavernas, lagos e etc. Por que não há nenhuma evidência de que tais ambientes existiram? Por que a Bíblia não menciona absolutamente nada sobre eles?

2-COMO AS MILHÕES DE ESPÉCIES VEGETAIS DE CADA REGIÃO DO MUNDO SOBREVIVERAM AO DILÚVIO? HAVIA NA ARCA DE NOÉ EXEMPLARES DE VEGETAIS DE TODAS AS PARTES DO PLANETA?

3-COMO AS MILHÕES DE ESPÉCIES DE ARTRÓPODOS SOBREVIVERAM AO DILÚVIO? HAVIA NA ARCA UMA SEÇÃO COM MILHÕES DE COMPARTIMENTOS PARA "CASAIS" DE INSETOS, ARACNÍDEOS, CRUSTÁCEOS E SIMILARES?
Como trouxeram Milhões de espécies de insetos e aracnídeos terrestres exclusivos da Amazônia? Sem os quais inclusive o ecossistema da floresta não se manteria? Quando os descendentes de Noé se alastraram pelo mundo, já encontraram florestas prontas? Se sim como elas sobreviveram ao Dilúvio? Já deveria haver animais principalmente artrópodes, vitais para a existência do ecossistema, então o Dilúvio não foi Universal. Se não existiam as florestas, por que os descendentes de Noé migrariam para desertos, e como implantaram os ecossistemas?

E os fungos e bactérias que não poderiam sobreviver ao Dilúvio? Será que a Arca de Noé também possuía reservatório para "casais" de fungos, bactérias e vírus?

4-COMO SOBREVIVERAM OS ANIMAIS AQUÁTICOS DE ÁGUA DOCE?
Ou as águas do Dilúvio eram doces? Se sim como sobreviveram os de água salgada? Se era um meio termo, como se explica, sem evolução, que os animais sobreviveriam nesse meio termo?

5-COMO SE DESENVOLVERAM AS DIVERSAS ETNIAS HUMANAS EM TÃO POUCO TEMPO?
Na Teologia Bíblica, tanto os nativos das Américas quanto os Africanos e Asiáticos são descendentes do tronco de Can, ou Cão, o filho mais novo de Noé. Qual seria a aparência de Cão? Com certeza não deveria ser radicalmente diferente de seus irmãos e pais ou a Bíblia omitiria algo tão notável? Se dele descenderam Negros, Asiáticos e Ameríndios como é possível que estes tenham assumido características étnicas tão distintas em tão pouco tempo?

Vejamos por exemplo o caso do negros. Se Cão era de pele clara, qual seria o motivo que levou seus descendentes africanos a ficarem com a pele escura?






















Como comprovar o Criacionismo?

Onde está a Teoria da Criação?
Uma Teoria, é basicamente um conjunto de formulações e hipóteses que sejam capaz de explicar certo campo de fenômenos. Ela não pode ter contradições internas, deve ser passível de refutação, se referindo aos fatos concretos que possam ser verificados.

O que a Teoria da Criação explica?Quais são suas leis?Quais foram os processos físicos responsáveis por
fenômenos tão espetaculares?Quais são os mecanismos que explicam a biodiversidade como ela é?

Então o que é afinal a Teoria da Criação?

Sabendo-se pra responder estas perguntas você concorda comigo que:

1.A Bíblia não é um texto científico. Como sabemos, ela é fruto de várias culturas, em épocas diferentes, com pensamentos diferentes e com objetivos diferentes. Um mosaico de textos que hoje são interpretados apenas no sentido religioso mas sem o critério histórico / social necessário.

2. Na interpretação literal qualquer mudança de vírgulas pode-se mudar o sentido do texto. E durante as traduções entre línguas, como as que foram muito usadas nas transposições dos textos entre as culturas envolvidas, isso é muito freqüente, o que torna essa prática bastante suscetível à erros.

3. Na interpretação literal leva-se em conta mais a forma que o conteúdo, ficando mais no superficial e no emocional e não dando sentido científico algum às suas afirmações.
Usando a interpretação literal e dogmas o criacionismo se afasta e se ilude com a ciência.

Sendo assim temos a primeira certeza: CRIACIONISMO NÃO É E NUNCA SERÁ CIÊNCIA. Não tem
competência para isso.

E a segunda também:Que o criacionismo não chegou à um conseso básico definir a data em: QUAL A IDADE DA TERRA E DO UNIVERSO?















O que a "Teoria" da Criação explica?

O que a Teoria da Criação explica como?Quais são suas leis?Quais foram os processos físicos responsáveis por fenômenos tão espetaculares?Quais são os mecanismos que explicam a biodiversidade como ela é?


Onde está a Teoria da Criação?
Uma Teoria,é basicamente um conjunto de formulações e hipóteses que sejam capaz de explicar um certo campo de fenômenos.Ela não pode ter contradiçes internas,deve ser passível de refutuação,se referindo a fatos concretos que possam ser verificados.


Para responder estar perguntas sabemos que:

1. A Bíblia não é um texto científico. Como sabemos, ela é fruto de várias culturas, em épocas diferentes, com pensamentos diferentes e com objetivos diferentes. Um mosaico de textos que hoje são interpretados apenas no sentido religioso mas sem o critério histórico / social necessário.

2. Na interpretação literal qualquer mudança de vírgulas pode-se mudar o sentido do texto. E durante as traduções entre línguas, como as que foram muito usadas nas transposições dos textos entre as culturas envolvidas, isso é muito freqüente, o que torna essa prática bastante suscetível à erros.

3. Na interpretação literal leva-se em conta mais a forma que o conteúdo, ficando mais no superficial e no emocional e não dando sentido científico algum às suas afirmações.
Usando a interpretação literal e dogmas o criacionismo se afasta e se ilude com a ciência.

Sendo assim temos a primeira certeza: CRIACIONISMO NÃO É E NUNCA SERÁ CIÊNCIA. Não tem competência para isso.
Powered By Blogger